terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PRINCÍPIOS PRIMORDIAIS - 2ª PARTE - I

2º) MUDANÇA NA ALIMENTAÇÃO – 1ª parte.

Um pouco menos difícil do que o primeiro princípio, mas geralmente envolto de uma série de aspectos emocionais, está o segundo princípio primordial para começar a emagrecer: a mudança na alimentação.


Devemos considerar que com a oferta de comida abundante no mundo atual, mudar a alimentação se torna complicado.

O nosso corpo é uma máquina perfeita.

O armazenamento de gordura serve para o caso de cairmos de avião no deserto do Saara e passarmos um mês sem comer nada. Com certeza, o corpo vai utilizar toda a gordura armazenada para nos manter vivos, enquanto tentamos sair dessa situação. Acontece, que no meu caso, eu não pretendo sobrevoar jamais o Deserto do Saara, nem muito menos passar um mês dentro de uma selva, ou algo parecido. Então vem a questão, o que fazer com os quilos e quilos de gordura armazenados no corpo?


Simples, GASTÁ-LOS TODOS, mas isso é difícil sem uma mudança na alimentação.

Nem sempre mudar a alimentação significa reduzir as calorias que se come. Na verdade, significa apenas reformular o que se come. Reformular para uma alimentação mais saudável. Às vezes, é necessário até aumentar um pouco as calorias que se ingere, dando mais ênfase aos alimentos nutritivos e assim, mudar aos poucos, a alimentação como um todo.

Mudar a alimentação, definitivamente, não significa fazer “regime”.

As palavras “dieta e regime” são utilizadas para indicar redução nas calorias ingeridas durante o dia, a fim de fazer o organismo metabolizar a gordura armazenada no corpo. Isso é importante, porque para emagrecer efetivamente, temos que reduzir as calorias do dia a dia.

Mas dieta pode ser qualquer coisa, qualquer alimentação, mesmo hipercalórica, como uma alimentação diária a base de fast food.

Invariavelmente, existem milhões de dietas hipocalóricas espalhadas pelo mundo. Todas elas com potencial fortíssimo para dar certo, isso porque todas elas preconizam a baixa ingestão de calorias.

No entanto, psicologicamente, elas são a ruína dos gordos (eu me incluo nessa definição).

No momento que o gordo começa a fazer “dieta”, ele passa a pensar 24 horas em comida.

Há gordos que seguem direitinho, durante um tempo, a dieta escolhida, mas é muito difícil manter uma dieta hipocalórica por muito tempo. Justamente porque ela restringe algum aspecto (alimentar e/ou emocional) que, nós gordos, não somos acostumados a restringir.

A mente é engraçada.  No meu caso específico, eu não penso muito em chocolate quando estou comendo normalmente, mas basta entrar em dieta e restringir esse bom bocado, que o pensamento em chocolate vira uma constante.

 E é assim com quase todo mundo.

 As dietas hipocalóricas em geral, podem funcionar por um tempo, mas não duram para sempre, porque não conseguimos dissociar a dieta do sofrimento de não poder comer o que tanto gostamos.

No entanto, como já cansamos de saber, a indústria da dieta, que financeiramente é muito rentável, geralmente, é ineficaz para fazer emagrecer ou fazer com que o emagrecimento seja duradouro.

Nos sabemos que existem uma infinidade de produtos que prometem um emagrecimento rápido e são produto caros. Alguns kits de produtos alimentares para emagrecer variam de preço em torno de R$20,00 a R$ 5.000,00...POR MÊS. O pior é pagar esse preço, ter bons resultados no início, e depois de um mês ou dois, parar de ver os avanços no emagrecimento. Isso se dá, porque nós gordos, geralmente, temos a tendência de BURLAR as dietas.

O que fazer então?

Se pagar, você gasta muito dinheiro e tem pouco resultado. Se não pagar, você continua gordo e se sentindo impotente para emagrecer sozinho.

CHEGAMOS AO PONTO CHAVE.

Na verdade, não há resposta fácil para isso e nem há dietas milagrosas para resolver essa questão.

Mudar a alimentação significa mudar as escolhas do que se come. Significa olhar para o que se deseja, e ver exatamente o que ela é, uma PORCARIA CALÓRICA.

Doces, refrigerantes, sanduíches, pizzas, bebidas alcóolicas, bolachas, biscoitos, bolos, tortas, açúcar, frituras, salgados, massas condimentadas, milk shakes, sorvetes, pães recheados e etc...(incluindo CHOCOLATES, .snif..snif). Tudo isso é PORCARIA CALÓRICA.


Porcaria mesmo, no sentido de coisas que deveriam ser dadas aos porcos que quanto mais gordos, melhores eles são.
A verdade é que nos podemos viver sem ingerir todas essas coisas, mas não é fácil, nem um pouco.

OBS: No próximo post, darei algumas sugestões para mudar a alimentação e tentar emagrecer aos poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário